Buscar

Proteja o design do seu produto: faça o registro de Desenho Industrial!

Você criou um produto com design diferenciado e ainda não protegeu? Cuidado! É preciso fazer o registro de DI para evitar cópias. Saiba mais a seguir:

No caso de criações no ramo do design, que influem sobre o aspecto ornamental de um produto, é altamente recomendável que seja feita a proteção desse tipo de criação. Nesse caso, é preciso solicitar o registro de Desenho Industrial (DI).

Segundo o Art. 95 da Lei da Propriedade Industrial (LPI):

“Considera-se Desenho Industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial.”

O design de um produto muitas vezes é o que mais pesa na decisão do consumidor. Relógios, calçados, veículos, objetos domésticos, entre outro tantos. Quem nunca decidiu por comprar certo produto ao invés de outro por se render ao design de uma embalagem bem feita, por exemplo?


É por isso que a área de Design de Produto e, atualmente, de produtos feitos manualmente encontram-se tão em evidência. O ser humano é atraído pelo belo. Decidimos por aquilo que é atratente aos nossos olhos, pelo visual!


A importância do registro de Desenho Industrial (DI)

Levando em consideração toda capacidade criativa + execução, bem como todo o tempo investido, para chegar no resultado final de um determinado produto, tem-se aqui o ponto inicial para se pensar o registro de DI: a valorização desse trabalho. Mas não finda nessa etapa. Após o desenvolvimento o produto vai ao mercado e se depara com outros tantos em que é preciso se diferenciar e, ainda, corre o risco de ser copiado por terceiros.


O registro de DI se torna um diferencial, então, visto que com o registro em vigor: "O titular poderá impedir, durante a vigência do registro, que terceiros produzam,

vendam ou importem, sem o seu consentimento, artigos ou produtos que

incorporem ou se assemelhem ao objeto registrado."


É nesse momento em que todo o empenho criativo, financeiro e mercadológico pode trazer bons frutos, incentivando quem cria e refinando os produtos para o mercado consumidor. Fica ainda mais claro, dessa maneira, entender como é que a proteção das criações intelectuais (sejam estas tecnológicas ou artísticas) impulsiona o desenvolvimento de uma nação, certo?


E nós, da Multmarcas, estamos aqui para te assessorar no seu processo de registro, do início ao fim! Assegurando todo o aporte técnico e jurídico necessário.


Quer receber um orçamento para proteger o design do seu produto por registro de DI?


Fale conosco agora mesmo pelo WhatsApp ou deixe seus dados em nosso formulário clicando aqui e nós entraremos em contato com você!


Siga-nos no Instagram

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo