top of page
Buscar

O caminho do registro de uma marca: entenda como funciona o processo




Cada vez mais o registro de marca tem acontecido de forma mais rápida. Entretanto, o processo continua a ser o mesmo. Antes uma marca demorava até 2 anos para ser registrada. Atualmente uma marca tem sido concedida no tempo de 6 a 8 meses. Neste período toda marca segue um percurso que é o mesmo. Abaixo, apresentamos o caminho de uma marca registrada:

O 1º passo é saber se a marca está disponível para registro. Por meio da busca de viabilidade da marca. Aqui no escritório temos consultores especializados e softwares que oferecem uma busca gratuita para nossos clientes. A partir dela, verifica-se a possibilidade de fazer o pedido do registro de marca.


Em sequência, estando livre, é hora de dar entrada no pedido! Esse 2º passo chamamos de depósito de pedido, que é feito junto ao INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A partir daí todas as decisões são tomadas e informadas pelo INPI. Nós, enquanto empresa, assessoramos todo o processo e informamos nossos clientes a cada nova posição.


O 3º passo é a publicação do pedido. É quando o INPI comunica que o pedido foi recebido. Nesse ponto a marca está em período de exame para o órgão decidir pelo deferimento ou indeferimento da marca.


No 4º passo é o momento em que aguardamos a resposta do INPI, ou seja, o pedido foi publicado e agora esperamos um parecer do INPI. Hoje em dia esse trâmite tem levado de 6 a 8 meses.


Quando a marca é deferida significa que o registro foi aprovado. Esse é o 5º passo. Neste momento cabe ao titular da marca fazer o recolhimento das taxas decenais (6º passo), para ter a marca de fato concedida (7º passo), com o certificado de registro e a marca válida por 10 anos. Lembrando que nossa empresa faz o acompanhamento de todo o processo, desde o início.


É válido ressaltar também que o registro de marca pode ser renovado a cada 10 anos.


E você, precisa atualizar o registro da sua marca? Conte conosco!


Entre em contato conosco por E-mail ou agora mesmo pelo WhatsApp, estamos preparados para te atender com a excelência e comprometimento que sabem que a Multmarcas possui.


Siga-nos no Instagram



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo-whatsapp-sem-fundo_edited.png
bottom of page