(Letitia Mumford Geer, inventora da seringa)
No artigo especial do mês das mulheres, mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher e que representa, também - principalmente -, toda a luta histórica que envolve o papel da mulher na sociedade e seus direitos, abordamos a representatividade das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia.
A seguir, 14 invenções que foram feitas por mulheres:
Monopoly (o jogo) - Elizabeth Magie Phillips
Sacos de papel com fundo plano - Margaret Knight
Matéria escura - Vera Rubin
Sutiãs modernos - Caresse Crosby
Divisão de átomos - Lise Meitner
Caminho da Lua - Katherine Johnson
Limpador de para-brisa - Mary Anderson
Genética macrobiana - Esther Lederberg
Engenho analítico - Ada Lovelace
Cromossomos X e Y - Nettie Stevens
Fralda descartável - Marion Donovan
Comunicação sem fio - Hedy Lamarr
Dupla hélice de DNA - Rosalind Franklin
Lei da Paridade - Chien-Shiung Wu
Incrível né? A parte não tão incrível assim é que nenhuma dessas mulheres receberam créditos pelas invenções, tendo sidas creditadas a homens. Pois é... Na rua, em casa, no trabalho, nos estudos... E as mulheres são desrespeitadas também na área da científica.
Mas um caso digno de menção é de Mileva Marić-Einstein - primeira mulher do famoso cientista alemão - que estudou em umas das poucas Universidade da Europa que adimitiam mulheres na época. E que foi chamada de "Intelectual demais" pela família de Einstein. Mesmo Mileva tendo sido uma cientista brilhante, tendo melhor desempenho que o próprio Einstein quando estudavam juntos e tendo cooperado para a teoria da relatividade, ela foi apenas um dos (tantos) casos de mulheres que não foram reconhecidas por suas atividades intelectuais.
Um estudo realizado nos Estados Unidos (pela Yale University) apontou que apenas 10% dos detentores de patentes são mulheres e que a probabilidade de um pedido de patente feito por uma mulher ser aprovado também é menor. E depois de algumas análises, perceberam que quando não é possível saber se o inventor é homem ou mulher, essa probabilidade cai. Simplesmente por terem seus nomes identificados como femininos.
Entra ano e sai ano e cada vez mais enxergo que o 8M é sobre resistência. Ainda mais quando se percebe que em todo contexto é preciso resistir e implorar pelo óbvio. Enquanto tivermos que lutar por igualdade mínima - independende da área ou contexto - continuará sendo sobre isso. Resistência!
A imagem tema do texto é da Letitia Mumford Geer, inventora da seringa tal como conhecemos hoje. Confira mais em nosso Instagram.
E você, é inventora? Empreendedora? Artista? Precisa de algum serviço para proteger algo que você criou? FALE CONOSCO, nós podemos te ajudar! E te informamos com orgulho que 75% da nossa equipe empresarial é composta por mulheres.
Link para WhatsApp.
REFERÊNCIAS: Canal Tech | BBC NEWS | Yale Insights
Comments