top of page
Buscar

Invenções que marcaram a história mundial

"Não basta ser criativo, tem que sair na frente e registrar as boas ideias que podem melhorar a vida de muita gente."



Estados Unidos (EUA) e China lideram o ranking de países mais criativos, segundo uma lista preparada pelo site Betway Insider, com base nas informações da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Sim, o número de patentes foi o critério usado para definir “criatividade” neste ranking.


Coincidentemente ou não, EUA e China são também as duas maiores potências econômicas do mundo, um em cada polo - Ocidente e Oriente. Isso mostra que as patentes têm influência no desenvolvimento econômico. Quanto mais necessárias as invenções, mais se ganha com a detenção da patente.


Vale dizer que a patente é o único recurso legal que permite proteger invenções, graças à segurança governamental oferecida a quem dá vida a um produto. A questão é que, sem a devida proteção judicial, outras companhias podem se apropriar dessas ideias. Ou seja: sem a patente, fica difícil ser único e inovador”, pontua a equipe do Betway Insider.


Dos Estados Unidos, que possui mais de 3 milhões de patentes registradas vêm o smartphone, a internet, o computador pessoal e o cartão de crédito.


Além da China, outros países asiáticos se destacam no topo entre os mais criativos. Eles aparecem entre os cinco com o maior número de patentes. Foi da China (2,3 milhões de patentes) que saíram invenções como a pólvora, a bússola, o álcool e as muito apreciadas cédulas de dinheiro em papel (antes disso era tudo na base das moedas).


O Japão aparece com medalha de bronze de criatividade, com mais de 2 milhões de patentes. Sem as invenções japonesas, sua quarentena teria sido muito mais difíceis. Foram os japoneses que criaram a tela plana, o vídeo game e a fibra ótica, por exemplo.

O Brasil aparece em 34o. no ranking e, segundo o site, precisa de 212.604 patentes para chegar aos 10 mais criativos. Em 2018, foram registradas 31.977 patentes brasileiras.


Os 10 países com maior número de patentes

  1. Estados Unidos

  2. China

  3. Japão

  4. Coréia do Sul

  5. Alemanha

  6. França

  7. Reino Unido

  8. Itália

  9. Rússia

  10. Suíça

Invenções curiosas de cada país

  • Helicóptero e rifle são invenções da Rússia.

  • Os suíços criaram invenções como papel alumínio, o velcro e o zíper.

  • Na Itália, surgiu o piano, o ballet e o papel carbono.

  • Reino Unido foi palco da criação da televisão e do aço inoxidável.

  • A França têm várias patentes ligadas à arte, como a arte gótica e o cinema. Mas também é o país de onde surgiu o sistema métrico e a leitura por braille para pessoas cegas.

  • Na Alemanha, foram criados a aspirina, o automóvel e a pasta de dente.


via: Valor Investe, por: Isabel Filgueiras.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo-whatsapp-sem-fundo_edited.png
bottom of page