top of page
Buscar

Indicação Geográfica: Café de Alta Mogiana

Atualizado: 7 de mai. de 2021

O Brasil atualmente tem 75 produtos com origens protegidas. Um deles é o Café de Alta Mogiana e o registro por Indicação Geográfica (na categoria de Indicação de Procedência) foi feito por nós, da equipe Multmarcas!

Mas o que é Indicação Geográfica?

De acordo com o Guia Básico de Indicação Geográfica do INPI:

"A Indicação Geográfica (IG) identifica a origem de um produto ou serviço que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tem origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço. A proteção concedida por uma IG, além de preservar as tradições locais, pode diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores."


Denominação de Origem x Indicação de Procedência


Segundo a LPI - Lei da Propriedade Industrial, existem dois tipos de Indicação Geográfica: “constitui Indicação Geográfica a Indicação de Procedência ou a Denominação de Origem”:

  • Indicação de procedência é o nome geográfico de um país, cidade, região ou uma localidade de seu território, que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço.

  • Denominação de origem é o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores canaturais e humanos.

Você sabia?


Que a primeira indicação do Brasil foi a do dos vinhos do Vale do Vinhedo (RS) e a primeira do mundo foi a do Vinho do Porto (Portugal), ambas no sentido de proteger quanto a produtos falsificados e valorizar o produto e produtores.


Café Alta Mogiana


São "uma entidade sem fins lucrativos que visa fomentar e desenvolver todos os elos da cadeia da Região da Alta Mogiana através de ações que divulgam e promovem a qualidade da nossa região no Brasil e no mundo."


O território Alta Mogiana, ao norte do estado de São Paulo, é um planalto com serras suaves, com altitudes de 900 a 1000 metros. É uma região tradicional no plantio de café, que apresenta temperaturas médias mensais de 21°C no verão e 17°C no inverno.


Ao fazer o registro de Indicação Geográfica, desde 2013, o Café Alta Mogiana tem a proteção e garantia de origem dos cafés produzidos na região, com suas características únicas, bem como a cultura de seus produtores.




E você, precisa proteger o seu produto por Indicação Geográfica para não correr risco de falsificação e ainda garatir a valorização do seu produto? Conte conosco!


Entre em contato conosco agora mesmo pelo WhatsApp, estamos preparados para te atender com a excelência e comprometimento com a prosperidade do seu negócio.


Siga-nos no Instagram



Fonte:


146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo-whatsapp-sem-fundo_edited.png
bottom of page